Chegando em 2020 a 32ª edição ininterrupta, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) confirmou a realização do evento entre os dias 5 e 8 de novembro, no Serra Park.

Para a edição deste ano, a organização afirma que vai seguir uma série de protocolos de higiene e segurança. Serviços e equipamentos especiais para higienização dos espaços e proteção dos participantes estão entre as novidades do 32º Festuris. A proposta é ser uma vanguarda no quesito segurança sanitária em eventos e na retomada da atividade turística.


A edição deste ano terá mais espaço para o mercado nacional, seguindo a tendência de estímulo ao turismo doméstico. De acordo com a organização, os destinos e empresas precisarão se mostrar ao mercado para buscar a recuperação das fortes perdas causadas pela pandemia do Coronavírus.


Quanto as demandas do mercado internacional, a organização estuda a possibilidade da criação de uma feira virtual paralela à edição presencial.
 




Tecnologias digitais

A nova formatação do Festuris Gramado traz cuidados especiais para evitar aglomerações e uma maior digitalização. Entre as novidades está o agendamento obrigatório de reuniões através do aplicativo Festuris. A ideia é otimizar o tempo na feira e melhorar a produtividade, tanto para expositores quanto para visitantes.

Controle de acesso e segurança e o estímulo a redução na distribuição de materiais impressos também estão entre as novas diretrizes da feira. A digitalização estará presente também nas capacitações: o Festuris Connection passa a acontecer no mesmo espaço da feira de negócios, com dois palcos com conteúdos que poderão ser conferidos através de inscrições à parte ou assistidos online.



Novos nichos de segmentação

Além dos tradicionais nichos de segmentação, a edição deste ano do Festuris traz espaços voltados a novos e potenciais nichos, entre eles: Saúde, voltado a serviços e produtos relacionados a saúde e segurança sanitária. O turismo de sustentabilidade estará presente no Green Experience.

Startups, tecnologia e os destinos inteligentes estarão no setor de Tecnologia & Inovação e a Espiritualidade vai apresentar  produtos e serviços voltados a este segmento em grande crescimento. A hotelaria como negócio estará no setor Business Hotels.

*Imagens: divulgação Festuris