Muito aguardada pelo trade e setores ligados ao turismo, a reabertura do Parque Beto Carrero World foi autorizada pela Prefeitura de Penha na tarde de segunda, 8 de junho. A autorização foi decidida após reunião virtual com o Gabinete de Crise municipal, que une o governo, associações, entidades representativas e empresariais, bombeiros e polícia.



Após análise do pedido de reabertura, a aprovação foi baseada no decreto municipal 3543/2020, seguindo a portaria 391 da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.  Esta portaria estadual autoriza as atividades em praças, parques, locais de entretenimento e zoológicos no território catarinense, desde que atendam a várias exigências estipuladas pela Secretaria Estadual de Saúde.



O Beto Carrero World reabre a partir da quinta-feira, 11 de junho, após três meses fechado por conta dos decretos estaduais para enfrentamento do Coronavírus. Neste período o parque fez uma série de adequações para atender às novas normas de distanciamento e higienização.



De acordo com o Beto Carrero World, no dia 11 a abertura será apenas para familiares dos colaboradores, passaportes anuais e convidados. A partir do dia 12 de junho, o parque abre para o público em geral, neste mês funcionando de quinta a domingo.



Integrantes do Gabinete de Crise de Penha conheceram as medidas tomadas pelo parque para a reabertura. De acordo com o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, o turismo é o principal setor econômico da cidade e muitas famílias dependem direta ou indiretamente do funcionamento do Beto Carrero World.


"Ao mesmo tempo em que estamos preocupados em garantir a saúde das pessoas e tomar todas as precauções para evitar o contágio por Coronavírus, também há a questão econômica, pois as pessoas precisam se sustentar, alimentar suas famílias e pagar suas contas", observou Aquiles.



O prefeito acrescentou que a autorização de reabertura foi efetivada após consulta a vários setores ligados ao turismo e comércio, além da Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde.



"Decidimos seguir a portaria do governo do estado, onde permite a reabertura dos parques desde que seguidos os protocolos sanitários. Visitamos o parque e vimos a preocupação do Beto Carrero World em garantir também a segurança do seu público, atendendo a todas as normas apontadas pela secretaria de saúde estadual. Então não haveria argumento para o município ir contra algo que o governo do estado já autorizou”, completou.







As adequações:


- Redução de 50% na capacidade de público, sendo necessário o agendamento prévio por conta da limitação;
- Por enquanto apenas visitantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul podem vir ao Beto Carrero World, pelo fato de os estados contarem com menores índices de transmissão da Covid-19;

- Todos os visitantes vão passar por um túnel de desinfecção com pulverização de água ozonizada, que protege de contaminação e proliferação de qualquer vírus;

- Uso de máscaras no parque é obrigatório. Haverá disponibilização de máscaras personalizadas aos visitantes;

- Medição de temperatura obrigatória na entrada e quem estiver acima de 37,8ºC não poderá entrar;

- Álcool gel nos sanitários e mais 20 pias compactas instaladas em vários ambientes;

- Maior distanciamento entre mesas e cadeiras em todos os ambientes;





- Brinquedos e atrações em locais fechados não vão funcionar;

- As filas para os brinquedos deverão ter o distanciamento mínimo de 1,5 metros, sendo orientadas por marcações e pelos funcionários do parque;

- Foi criado pelo Beto Carrero World o App "Fila Virtual", onde é possível agendar até 3 atrações antecipadamente e evitar as filas;

- Todo o ambiente do parque deve ser higienizado diariamente, com o uso de produtos como hipoclorito de sódio a 0,5% e peróxido de hidrogênio, dentro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS);

- Haverá a aplicação de fumigação, procedimento que não é prejudicial à saúde e será feito nas áreas do parque durante o dia, sendo o espaço fechado por uns minutos e, após a fumigação, reaberto para uso;

- Superfícies que têm contato frequente, como corrimãos, por exemplo, também serão limpos regularmente;

- Os brinquedos serão higienizados a cada volta;

- Os funcionários deverão usar máscaras e luvas, obrigatoriamente.

- Reagendamentos de passaportes vencidos durante a pandemia poderão ser feitos a partir de quinta-feira, 11 de junho, através do APP Fila Virtual, site do Beto Carrero ou canais de vendas.