Oktoberfest em Blumenau
Foto: Divulgação / Sec. Turismo




Outubro é o mês em que o estado de Santa Catarina se transforma em uma gigantesca festa, com eventos gastronômicos e culturais em diversas cidades.


As tradicionais Festas de Outubro atraem milhões de visitantes e movimentam o turismo, enchendo hotéis e proporcionando a oportunidade de viajar por diversos países no mesmo estado.  Listamos aqui seis dessas festas e já convidamos você a passar por todas elas, afinal, cada uma traz detalhes culturais, músicas típicas e, claro, sabores únicos e marcantes. Viva as Festas de Outubro de Santa Catarina!







Apresentação cultural de serradores
Foto: Divulgação / Sec. Turismo



1. Oktoberfest - Blumenau

Não podemos deixar de iniciar esta lista com a maior Oktoberfest fora da Alemanha, que reúne mais de 500 mil pessoas, movimentando Blumenau e toda a região turística do Vale Europeu. Neste ano, a 36ª edição da festa acontece de 9 a 27 de outubro, trazendo gastronomia típica, música, os tradicionais desfiles e, claro, muito chopp!

Há programações gratuitas e outras com cobrança de ingressos. Apesar do maior movimento ser aos fins de semana à noite, vale destacar as programações diurnas, que são bem interessantes para toda a família. Os desfiles na Rua XV de Novembro também são um grande atrativo.


A programação completa está aqui, no site oficial da 36ª Oktoberfest.






Rainha e Princesas da Oktoberfest Itapiranga
Foto: Divulgação / Sec. Turismo



2. Oktoberfest - Itapiranga

Apesar da Oktober de Blumenau ser a mais conhecida Brasil afora, a cidade de Itapiranga, na região turística Caminhos da Fronteira, é a precursora desta celebração a cultura germânica. A Oktoberfest Itapiranga completa 41 anos de realização neste ano e, conta a história, começou em 1978 com um grupo de amigos, que entrou na onda do Sr.Wiho Prost e resolveu comemorar a cultura alemã como no berço original, Munique.


E, assim, mais de 40 anos depois, a Oktoberfest Itapiranga segue destacando a música, a cultura, as tradições e a culinária típica germânica. Desfiles, apresentações e programações voltadas a jovens e também a terceira idade fazem parte da programação da Oktoberfest, cuja programação completa você encontra no site oficial da 41ª Oktoberfest Itapiranga.







Apresentação típica germânica
Foto: Divulgação / Sec. Turismo


3. Fenarreco - Brusque

O marreco recheado com repolho roxo (nome original: Ente mit Rotkohl, consegue pronunciar?) é o carro-chefe desta festa que traz muita cultura típica germânica, música, apresentações e alegria ao Vale Europeu. Claro, muitos outros pratos típicos da cultura alemã estão no cardápio, que inclui, obviamente, chopp gelado.


A cidade de Brusque, conhecida por seu polo têxtil, se transforma em uma grande festa, que neste ano chega a 34ª edição e acontece de 10 a 20 de outubro no Pavilhão da Fenarreco, muito fácil de encontrar. O legal é que a Fenarreco tem programações a partir das 11 horas da manhã, ou seja, perfeita para aproveitar também em família.



A programação completa está no site oficial da 34ª Fenarreco.







Desfile tradicional tirolês
Foto: Divulgação / Sec. Turismo


4. Tirolerfest - Treze Tílias

A pequena e charmosa cidade de Treze Tílias, no Vale do Contestado, comemora neste ano os 86 anos da imigração austríaca ao Brasil. A Tirolerfest acontece entre os dias 10 e 13 de outubro e traz na programação, além da culinária típica, belos desfiles pela cidade, apresentações culturais, romarias, exposição de produtos artesanais, sem deixar, é claro, de trazer chopp e muita alegria.


A programação completa da Tirolerfest 2019 está no site oficial da festa, que acontece no pavilhão de exposições. Não deixe de conhecer a cidade de Treze Tílias, o Tirol brasileiro, a arquitetura é encantadora e a cultura, vibrante!  









Sardinha Frita, uma das delícias que estão no cardápio
Foto: Marcos Porto / Prefeitura de Itajaí


5. Marejada - Itajaí

Na região turística Costa Verde e Mar, uma das maiores festas do pescado também é uma celebração a cultura açoriana, que povoa o litoral catarinense há mais de 200 anos. A cidade portuária de Itajaí sedia a 33ª edição da Marejada, trazendo mais de 40 opções em gastronomia, com destaque aos frutos do mar, além de shows e apresentações típicas da cultura açoriana.


O destaque da Marejada é que todas as atrações têm acesso gratuito em todos os dias da festa, que em dias de semana inicia às 18 horas e aos fins de semana às 10 horas. Neste ano, a festa aposta na sustentabilidade, com a redução do uso de plásticos e ações de conscientização ambiental. 


Acessibilidade também está em destaque, com equipes de Libras, audiodescrição, balcões especiais e mesas táteis estão entre os itens disponíveis para fazer da Marejada uma festa acessível a todos.


A 33ª Marejada acontece entre os dias 8 e 20 de outubro, no Centreventos de Itajaí. A programação completa está no site oficial da festa.









O maior risoto de camarão do Brasil
Foto: Divulgação / Fundação de Turismo


6. Festival do Camarão - Porto Belo

Em sua 6ª edição, o Festival do Camarão de Porto Belo, também na região da Costa Verde e Mar, vem se firmando cada vez mais no calendário gastronômico do litoral Catarinense. Neste ano a festa acontece entre os dias 10 e 13 de outubro, em um espaço de 3 mil metros quadrados.


Na programação, muita comida boa a base de frutos do mar, com destaque, é claro, ao camarão. Aliás, um dos pontos altos da festa é o maior risoto de camarão do Brasil, que é servido gratuitamente aos participantes e, claro, deve ser bem disputado.


Shows nacionais e regionais estão na programação, todos eles com acesso gratuito. O 6º Festival do Camarão de Porto Belo acontece na Praça da Bandeira, no centro da cidade e a programação completa está disponível no Facebook oficial da festa.