Morro da Igreja, em Urubici, um dos destinos
mais visitados da Serra Catarinense
.
Foto: Renato Soares / MTur



Uma pesquisa divulgada pela Fecomércio-SC apontou que os catarinenses foram a maioria dos turistas que visitaram os principais destinos de inverno no estado em 2019.



Foram 473 visitantes entrevistados, além de 301 empresários e gestores de empresas do segmento. A pesquisa foi realizada nos meses de julho e agosto nas cidades de Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.


Familiar

 

De acordo com os números da pesquisa Inverno na Serra de SC, 68,3% dos visitantes vieram de cidades do estado, uma mostra que o turismo regional é um potencial em crescimento.



As famílias ainda representam a maior parte dos turistas (45,5%), seguidos por casais. Mas a pesquisa deste ano mostrou o crescimento dos grupos de amigos, que subiram de 15,4% para 18,2%. Os viajantes sozinhos também cresceram bastante, de 6,6% para 11,2%.


Hospedagem

 

A pesquisa da Fecomércio apontou que a maioria dos meios de hospedagem escolhidos nas cidades da Serra Catarinense, 46,3%, foram os hotéis, pousadas e hostel. O levantamento ainda mostra que 19,2% dos visitantes apenas passaram o dia nos destinos, sem pernoitar e que 6,8% dos pesquisados locaram imóveis.
 


Destaques


Entre os pontos turísticos mais citados pelos entrevistados estão o Parque Cascata do Avencal, o Morro da Igreja e a Serra do Corvo Branco, em Urubici, seguido por Lages e Urupema.

Além das belezas naturais, o clima, a gastronomia e a hospitalidade foram alguns dos destaques que levaram os turistas a estes destinos na Serra.