Na manhã de 5 de julho o Brasil ganhou mais dois Patrimônios Mundiais reconhecidos pela UNESCO: A histórica Paraty e a Ilha Grande, na região da Costa Verde, litoral do Rio de Janeiro. Esta região foi declarada Patrimônio Mundial Misto, após decisão tomada pelo comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em reunião no Azerbaijão.


É a primeira vez que o Brasil ganha um patrimônio misto, que une importância histórica e natureza. 
Esta região hoje é tem a segunda maior área remanescente da Mata Atlântica e possui muitas espécies endêmicas, que só ocorrem nesta área. 




Além disso, o centro histórico de Paraty concentra quase 400 anos de história preservada em muitos casarões e igrejas, que remetem aos períodos em que a cidade era um importante porto para a rota do ouro e minerais preciosos que vinham de Minas Gerais pela famosa Estrada Real.




Neste ano foram 28 pedidos de reconhecimento de sítios no mundo e dois mistos, sendo o de Paraty e Ilha Grande um dos contemplados com o título. Com isso o Brasil hoje é dono de 22 locais declarados como Patrimônios Mundiais pela Unesco.

É um reconhecimento mais do que merecido, pois são locais de muita beleza, história e cultura, que devem ser cada vez mais preservados e, claro, visitados!