Foto: Cleiton Reinert


A praia de Balneário Piçarras, em Santa Catarina, recebeu pela primeira vez a certificação internacional Bandeira Azul, que comprova qualidade das águas, ações educacionais e ambientais e vários outros critérios.




Avaliando a temporada do programa, que finalizou no dia 10 de março, a Secretaria de Turismo divulgou dados preliminares da Pesquisa de Fluxo Turístico. Os dados apontam que 30% dos visitantes que vieram a Balneário Piçarras tiveram na certificação Bandeira Azul uma das influências na escolha do destino. 





A certificação deve ser renovada anualmente, ou seja, o município deve fazer nova candidatura continuar cumprindo os critérios do programa Bandeira Azul, em 
balneabilidade, qualidade ambiental, segurança e infraestrutura de apoio. A bandeira que estava hasteada no molhe da Av. Getúlio Vargas foi retirada e, até a nova certificação, dá lugar a bandeira do município. 





Foto: Cleiton Reinert




Entre os critérios estão programas de educação ambiental, como o projeto "Restinga Preservada, Nossa Praia Protegida", uma das ações implantadas em Balneário Piçarras nesta temporada Bandeira Azul



A qualidade das águas tem bastante influência e isso também ajudou a atrair mais visitantes. A praia precisa apresentar uma taxa de limpeza na água dentro de normas internacionais e, de acordo com a Fundação de Meio Ambiente, as ações em toda a bacia hidrográfica do Rio Piçarras e na orla marítima vêm sendo  integradas, de forma a garantir a balneabilidade e manter a fama da cidade em possuir uma das orlas mais limpas do estado.