As pessoas não vivem sem tecnologia, porém, a tecnologia não tem utilidade sem as pessoas. Entre os dias 24 e 26 de julho o CentroSul em Florianópolis sediou um dos mais importantes eventos da hotelaria, a 31ª edição do Encatho e 29ª edição da feira Exprotel, com o tema "Pessoas e Tecnologia na Hotelaria".



Profissionais do setor hoteleiro, colaboradores, fornecedores e imprensa especializada vivenciaram uma intensa programação de palestras, painéis de discussão e a feira de negócios para hotelaria. De acordo com os números oficiais da ABIH/SC, organizadora do Encatho e Exprotel, o evento reuniu mais de 3 mil pessoas, de 14 estados brasileiros e 6 países.

Na pauta das palestras e painéis, a tecnologia cada vez mais presente no setor de turismo, aliada a capacitação e valorização das pessoas, uma integração cada vez mais importante e voltada ao foco principal: a satisfação dos clientes, por consequência, gerando mais movimentação e receitas para as empresas.




Entre os vários assuntos abordados estavam novas soluções em eficiência energética e sustentabilidade; Qualidade no atendimento, acessibilidade, gastronomia, carreira e integração entre os setores também fizeram parte das apresentações e discussões.

Muitas das palestras trataram das formas de usar a tecnologia para atrair clientes, melhorar as vendas e taxas de ocupação, além dos cuidados na gestão da avaliação dos clientes na internet, hoje considerada uma das mais importantes ações que um meio de hospedagem deve ter para fortalecer a marca e manter uma boa reputação na internet, afinal, hoje a maioria dos novos clientes decide a compra de um hotel ou pousada com base nas avaliações (reviews) de outros hóspedes.




Atualizações na legislação também estiveram em pauta no Encatho, entre elas uma que vem agitando a Europa, chamada GDPR, que trata da proteção dos dados digitais na internet e ainda vai mudar muita coisa também por aqui.

Além das palestras, o Encatho ainda prestou diversas homenagens a personalidades e empresários do segmento, entre eles o Ministro do Turismo Vinícius Lummertz, além de sediar encontros do Conselho Estadual de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis, da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/SC e o Encontro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, entre outros.



Na Exprotel, a feira de fornecedores da hotelaria, 86 empresas de todo o Brasil nos mais diversos segmentos, apresentaram seus produtos e geraram negócios voltados, principalmente, a proporcionar mais conforto, comodidade e boas experiências aos hóspedes.

A cobertura completa do 31º Encatho e 29ª Exprotel é destaque da nova Edição Digital da Revista Livre, que estará disponível a partir do dia 1 de setembro, aguarde!






“As pessoas é que fazem a diferença. Mais do que nunca devemos investir em tecnologia e preparar gestores com larga visão de futuro. Mais do que nunca precisamos de hoteleiros conscientes, modernos e profissionais, pois somente assim estaremos preparados para enfrentar as mudanças que o mercado espera e que o hóspede deseja.”
 
Osmar José Vailatti
Presidente da ABIH/SC