Municípios do litoral catarinense divulgaram recentemente levantamentos da movimentação de turistas e as avaliações dos destinos. Os números apontam boas avaliações nas cidades em itens como hospitalidade e infraestrutura, além de indicar os principais emissores de turistas para as praias do estado.

Orla da Praia Central de Balneário Camboriú

Foto: Celso Peixoto


Balneário Camboriú

Pelo primeiro ano, a cidade que mais recebe turistas no estado realizou uma pesquisa para conhecer os turistas com mais de 60 anos, que movimentam a cidade em especial após a fervilhante temporada de verão. Dos pesquisados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, 69,8% eram brasileiros, 12,4% catarinenses e 17,8% vindos de fora do Brasil. Argentina e Uruguai são as principais origens dos estrangeiros.

O que surpreendeu foi o tempo de permanência: cerca de 70% ficaram mais de 5 dias em Balneário Camboriú, sendo 58,6% em hotéis e pousadas. Casas de parentes e amigos e segunda residência vêm em seguida. Outro dado importante da pesquisa é que 86% dos entrevistados já vieram mais de uma vez.

Praia do Trapiche, Penha
Foto: Rodrigo Knack / Revista Livre

Penha

A cidade sede do Beto Carrero World também divulgou seus números, com dados coletados nos meses de janeiro e fevereiro. A pesquisa realizada por alunos do curso Técnico de Turismo da Escola Estadual Manoel Henrique de Assis apontou que 95% dos entrevistados recomendariam Penha como destino e 70% deles vieram a cidade por mais de uma vez.

Os catarinenses também são os principais visitantes de Penha, seguidos pelos turistas do Paraná e Minas Gerais. Por cidade, Blumenau, Curitiba, Joinville e São Paulo são as principais origens dos turistas na cidade. Dos visitantes estrangeiros, os argentinos e paraguaios são os que mais passaram pelas praias e a maioria dos turistas é de perfil familiar.


Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
Foto: Divulgação/Turismo Bombinhas

Bombinhas

A Capital do Mergulho Ecológico comemorou o aumento de 11% no fluxo de turistas entre os dias 28 de dezembro e 1º de abril, período em que a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico fez o levantamento. De acordo com os números, cerca de 1,5 milhões de turistas passaram por Bombinhas, sendo 67,83% deles brasileiros. Rio Grande do Sul e Paraná são os principais emissores, seguidos pelos catarinenses. Por cidade, Porto Alegre e Curitiba são as origens da maioria dos entrevistados, dos quais 99% pretender retornar a Bombinhas.

O levantamento apontou que vieram menos estrangeiros na temporada, com queda de 8%. Por outro lado, houve um aumento no percentual dos turistas que ficaram entre 11 e 15 dias em Bombinhas, 22% neste ano contra 15% da pesquisa anterior.  



Praia Central, Balneário Piçarras
Foto: Rodrigo Knack / Revista Livre

Balneário Piçarras

A cidade sede do maior museu oceanográfico da América Latina também recebeu seus turistas por mais de uma vez. Pelos dados divulgados pela Secretaria de Turismo, 88% dos visitantes vieram mais de uma vez e que a maioria dos entrevistados (67,3%) é de Santa Catarina, sendo a maioria de Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau, respectivamente. Os paranaenses vêm em seguida (26,3%) e, em menor número, visitantes do Rio Grande do Sul (3,9%) e São Paulo (2,7%). 

Um dado interessante na pesquisa em Balneário Piçarras está na renda familiar. Dos turistas entrevistados, 61,6% têm renda entre 4 a 10 salários mínimos (R$ 3.816,00 a R$ 9.540,00).