Rio Grande do Sul | Foram 9 dias de espetáculos e cerca de 50 mil espectadores. Com esses números expressivos a quarta edição do Gramado in Concert chegou ao final em 24 de fevereiro firmando-se cada vez mais no calendário de um dos principais destinos do sul do Brasil.

Durante os dias do evento, os moradores e turistas que compareceram as apresentações puderam entrar em contato com obras dos maiores nomes da música clássica, em concertos da Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e Orquestra de Cordas de São Paulo, além de duas orquestras, formadas durante o festival, com jovens músicos da América Latina e de vários estados do Brasil.

O concerto de encerramento trouxe a Orquestra A do Festival, executando as obras Sinfonia n° 4 de Tchaikovsky, Abertura Festiva de Shostakovich e a Rhapsody in Blue de Gershwin, tendo a sul coreana Melanie Chae como solista. Houve ainda a apresentação da obra vencedora do III concurso de composição, intitulada Paisagem Sinestésica, sob a regência do Maestro Linus Lerner.

Linus, que é um dos coordenadores artísticos do Gramado In Concert, elogiou o nível da orquestra de encerramento. Para o maestro, o nível foi muito superior ao das edições anteriores. Para fechar em grande estilo, o IV Gramado In Concert contou com a festa de encerramento no Rasen Platz, com a apresentação da Big Band do Festival.

Além dos concertos, o IV Gramado In Concert trouxe camerata de violões, apresentação de grupos de câmara, solistas e trios, recitais de alunos, recitais de professores e convidados de peso, como a soprano Carla Maffioletti, o violinista Edwin So Kim, a violista Hong Mei Xiao e o clarinetista Luis Rossi.

Vários locais da cidade, como o Expogramado, ruas, praças, hotéis e também o Hospital Arcanjo São Miguel, o Instituto Santíssima Trindade e o Lar de Idosos Maria de Nazaré também tiveram apresentações de música clássica.

Oficinas de vários instrumentos e canto lírico também fizeram parte da programação, que contou ainda com o terceiro Concurso de Composição Erudita, com mais de 40 inscritos. Lucas Brum foi o vencedor, com a composição Paisagem Sinestésica, executada no evento de encerramento.

Já o concurso de Jovens Solistas teve como vencedor Lucas Ferreira dos Santos, do Rio de Janeiro, seguido pelos irmãos gêmeos gaúchos Gabriel Santos Polycarpo e Ariel Santos Polycarpo. Em terceiro lugar, o também gaúcho Felipe Duarte.

“Os estudantes de música, solistas e professores puderam desfrutar das belezas e atrativos turísticos de uma das mais belas cidades brasileiras e serão, sem dúvida, multiplicadores da hospitalidade de Gramado, destacou a secretária de Turismo de Gramado, Rubia Frizzo.

O Gramado In Concert é uma realização da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo, com a coordenação artística dos Maestros Linus Lerner e Leandro L. Serafim, além do secretário de Cultura, Allan John Lino.