Entre os dias 9 e 12 de novembro Gramado, no Rio Grande do Sul,é a sede de uma das mais importantes feiras de Turismo do Mercosul, a FESTURIS. A feira chega a 29ª edição e acontece em dois espaços: são 22 mil m² de Feira de Negócios no Serra Park e o Congresso FESTURIS acontece no Palácio dos Festivais.

A estimativa é receber mais de 10 mil profissionais de turismo de todo o mundo, 2 mil marcas, entre destinos nacionais e internacionais, operadoras, agências de viagens, companhias aéreas nacionais e internacionais, órgãos públicos e imprensa especializada.

A FESTURIS deste ano recebe exposição de destinos como o Texas, Polônia, Vietnã e Etiópia, de olho nos turistas do Mercosul. Em relação ao Brasil, o Ministério do Turismo traz, pela primeira vez em Gramado, todos os estados do país a feira de negócios.

Outras novidades estão na edição deste ano, entre elas uma nova identidade visual, modernizando a marca. O Espaço Business permite a participação na feira de negócios mesmo com pouco investimento em relação a um estande. O espaço é compartilhado, sendo patrocinado pela Copa Airlines.  Já o Espaço Gastronomia é uma arena, assinada pela Sulgás, que traz  aulas show e participação de chefs de renome. O Espaço Luxury, destinado a expositores e compradores do mercado de luxo de todo o mundo, teve seu tamanho triplicado para esta edição.

O Congresso, que ocorre no Palácio dos Festivais, traz palestras de nomes consolidados, como Caito Maia (CEO Chilli Beans), Theo Orosco (CEO Exact Sales), Vitor Peçanha (CEO Rock Content), Magda Nassar (presidente Baztoa), Leonel Pavan e Victor Hugo (Secretários de Turismo de SC e RS respectivamente), Carlos Vazquez (diretor da Esferatur Consolidadora), Do Ba Khoa (embaixador do Vietnã), entre outros.