Santa Catarina – A Universidade do Vale do Itajaí sedia, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Campus Balneário Camboriú, o 5º Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria (FCGTurH). Acadêmicos, professores e profissionais do segmento do Brasil todo, estarão reunidos em palestras, mesas redondas e socializações de teorias e pesquisas nas áreas de destaque.

O evento oportunizará a discussão sobre o papel da inovação e da tecnologia no desenvolvimento turístico, aliado à gastronomia em todas as esferas, possibilitando a integração e o encontro entre a academia, a sociedade e o governo.



Lis Tussyadiah, da Universidade de Surrey, da Inglaterra, fará a palestra de abertura do Fórum, na noite do dia 30, às 19h30, no auditório do bloco 7, intitulada "Inovação em Gastronomia, Turismo e Hotelaria". Ela é uma das principais pesquisadoras no mundo sobre inovação e tecnologia. Em Surrey, lidera o grupo de pesquisa "Digital Visitor Economy" e o Laboratório Digital. Seus interesses de pesquisa estão na interseção da tecnologia digital e do comportamento do consumidor. Lis investiga os papéis das tecnologias de informação e comunicação na transformação dos comportamentos dos viajantes, explorando os processos de percepção e respostas emocionais que levam a decisões e experiências. Ela é PhD em Ciência da Informação pela Universidade de Tohoku, no Japão.

Luis Mendes Filho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em Administração, será o painelista da mesa redonda "Tecnologia em Gastronomia, T&H", no dia 1º de dezembro, às 8h30, no auditório do bloco 7. No período da tarde do mesmo dia (1º), a partir das 14h, ocorre o Encontro de Turismólogos, com a participação do presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur), Elzário Pereira da Silva Junior. A palestra de encerramento, na sexta-feira à noite, ficará por conta do jornalista Ricardo Castilho, editor da Revista Prazeres da Mesa.

A programação contempla ainda apresentações de produções científicas acadêmicas; atividades relacionadas ao Projeto Integrado de Empreendimentos da Restauração (PIER); Feira de Marketing; Desafios Gastronômicos; Feira de Roteiros Turísticos; e encerramento com premiação dos melhores trabalhos.

O Fórum é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria e dos cursos de graduação em Turismo e Hotelaria e Gastronomia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação, Turismo e Lazer da Univali, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico (CNPq). A programação completa está disponível em www.univali.br/fcgturh.