Santa Catarina levou atrativos como o Beto Carrero World,
(Penha) e Oktoberfest (Blumenau)
 
Um crescimento expressivo que mostra o potencial do turismo como atividade econômica. No dia 30 de junho encerrou em Foz do Iguaçu (PR) o 12º Festival das Cataratas. Em relação a edição do ano anterior, o crescimento no número de participantes foi 18% maior. Durante os três dias da feira, entre 28 e 30 de junho, passaram pelos corredores 8.180 pessoas, de 21 estados brasileiros e 14 países.

Uma amostra da importância deste evento foi a presença de ministros como Marx Beltrão, do Turismo, além de mais 9 ministros de nações da CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Bons números também nos trabalhos submetidos ao Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, 270 ao total, além das 55 caravanas visitantes e 227 profissionais da imprensa especializada.
Robô gigante foi uma atração disputada

A feira de Turismo e Negócios reuniu em 209 estandes um total de 1.780 expositores, entre destinos e atrativos turísticos de todo o Brasil e América Latina, operadoras e agências de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e gastronomia. Um robô gigante foi a grande atração do Salão de Turismo de Compras, com participação de boa parte das lojas de Ciudad del Este, no Paraguai. Angola também marcou presença com os atrativos do país africano.

Conhecimento e tendências do setor de turismo também marcaram presença no Festival das Cataratas, como o 3º Salão Mice (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que troxe debates e trocas de experiências sobre tendências na seleção de cidades-sedes e organização de eventos associativos. O  2º Salão Brasileiro de Turismo Termal e Spa trouxe uma presença internacional, o  cientista da cadeira de medicina hidrológica da Universidade Complutense de Madrid, Dr. Francisco Maraver. A tecnologia desafiou os participantes do 2º Hackatour Cataratas, que tinham a missão de desenvolver e programar soluções para o mercado de turismo em apenas 34 horas. Apreciadores de vinho puderam conhecer e degustar no Salão do Vinho Argentino bebidas produzidas em mais de 20 bodegas de regiões tradicionais como Salta, La Rioja, Mendoza e San Juan. 

As “Cidades Criativas” foram o tema central do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, um dos maiores eventos técnico-científicos do turismo nacional e que reuniu cerca de 1,1 mil estudantes de todo o Brasil. Responsabilidade ambiental também esteve em evidência no evento. Através da metodologia GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), esta edição do festival das Cataratas vai render o plantio de 441 mudas de árvores nativas em uma área conhecida como Corredor da Biodiversidade Santa Maria, entre o Parque Nacional do Iguaçu e uma faixa de reserva florestal da Itaipu Binacional. Esta metodologia é internacionalmente utilizada, sendo uma forma de compensação ambiental pelas emissões de Gases do efeito estufa em atividades como montagem e desmontagem das estruturas do evento, uso de água, energia e deslocamentos.

Para o próximo ano, a 13ª edição do festival das Cataratas acontece nos dias 20, 21 e 22 de junho.